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O que o Zapi Asfalto Pronto faz?

O Zapi Asfalto Pronto é um material muito similar ao Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ), isto é, o asfalto convencional que conhecemos. Seu diferencial é que, ao contrário do material convencional, ele não precisa ser aplicado enquanto está quente.

Para que isso seja possível, aditivos específicos são incluídos no CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo) durante o processo de usinagem (mistura). O papel desses aditivos é retardar o processo de endurecimento do material — também conhecido como cura. Com isso, ele pode ser estocado, comercializado e aplicado posteriormente sem afetar a qualidade do serviço.

Ainda que não haja limitações para sua aplicação, o recomendado é que ele seja usado em obras de reparação de pequenos remendos, como tapar pequenos buracos no asfalto. Isso porque sua compactação é facilitada e ele pode ser aplicado em condições adversas, como dias de chuva.

Como funciona a produção do Zapi Asfalto Pronto?

Chegamos, enfim, à produção do Zapi Asfalto Pronto. Como citamos, a única diferença entre ele e o asfalto convencional é a adição de aditivos que retardam a cura. Todo o resto acontece da mesma forma. Isso quer dizer que, para a produção do asfalto frio, os mais diversos tipos de Cimento Asfáltico de Petróleo, como CAP 50/70, modificado por polímero e borracha são misturados a agregados pétreos em uma usina de asfalto.

Isso forma o asfalto quente que conhecemos e tanto vemos aplicado em ruas e estradas de todas as regiões do país. Para que esse material seja transformado em asfalto frio, vem a aplicação de um aditivo específico que, como já citamos, atrasa o início da cura. Com isso, este asfalto frio pode ser armazenado para sua aplicação posterior.

Na prática, isso quer dizer que não é necessário produzir o asfalto frio sempre que obras de reparação precisarem ser feitas. Basta adquiri-lo, em sacos ou a granel, e aplicá-lo onde for necessário, inclusive em dias de chuva, como já dito anteriormente. 

Sobre a compactação deste tipo de asfalto ressaltamos que é muito mais simples que a do asfalto convencional. Enquanto este exige rolos compactadores pesados, o frio necessita apenas de placa vibratória.

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