A impermeabilização dos elementos de concreto é fundamental para evitar infiltrações e outros problemas relacionados à presença de umidade, como o surgimento de fungos, mofo, bolor, além dos descascamentos de pinturas e corrosão de armaduras no concreto. E um dos pontos mais críticos para infiltração de água em uma edificação são as lajes de cobertura e demais regiões externas expostas às chuvas.
A manta líquida é um impermeabilizante aplicado por rolo, pincel ou brocha (dependendo da superfície a ser coberta). Sua principal função é isolar a superfície do contato com a água, mas alguns produtos também contém substâncias que contribuem para o isolamento acústico e térmico. Algumas mantas líquidas oferecem acabamento colorido para muros, lajes, paredes e tetos.
A manta líquida é um produto impermeabilizante elástico e moldado no local, formando uma camada contínua de proteção contra os efeitos da umidade.
Dessa forma, uma das vantagens desse tipo de sistema é justamente a facilidade de aplicação, especialmente em regiões com o acesso mais limitado, e não sendo necessário maquinário e equipamento pesado, nem equipes grandes.
O produto já é comercializado pronto para o uso, sem a necessidade de preparação, mistura com outros reagentes e catalisadores. De maneira geral, portanto, os grandes pontos positivos deste sistema estão relacionados à praticidade de aplicação e a rapidez para liberação do local.
1º passo – Limpeza da superfície Como em qualquer tipo de aplicação de sistema de impermeabilização, o primeiro passo sempre é a limpeza e regularização da superfície. Esta etapa, por vezes, pode acabar sendo negligenciada por equipes inexperientes, contudo alguns tipos de impurezas, como por exemplo graxa e desmoldantes, podem afetar diretamente os produtos aplicados.
2º passo – Preparação para aplicação É muito importante que a superfície que receberá a manta líquida esteja totalmente seca. Em caso de lajes recém concretadas, a recomendação da maioria dos fabricantes é que se aguarde pelo menos 15 dias. As fissuras também devem ser tratadas. No caso de cantos, rodapé e ralos, todos devem ser arredondados – processo conhecido na obra como meia-cana.
3º passo – Aplicação A aplicação da manta líquida é feita em mais de uma demão. O produto é comercializado em embalagens de 3,6kg e 18kg, prontos para aplicação direta sobre a superfície com o auxílio de um rolo ou uma trincha. A recomendação geral dos fabricantes é que a primeira demão seja diluída em água, na proporção de 10%.
A manta líquida não deve ser aplicada em superfícies abaixo de 10ºC ou acima de 35ºC de temperatura, com o risco de comprometer os processos químicos de cura do produto. Em caso de chuva, a área deve ser protegida com uma lona para evitar o contato com a água. Para retomar a aplicação, é necessário aguardar os dias de estiagem para que a superfície esteja seca novamente. Em caso de áreas com tráfego, é preciso proceder com o revestimento superficial, para evitar falhas no sistema de impermeabilização.
ZAPI DISTRIBUIDORA LTDA | CNPJ: 71.222.889/0001-08 – ©2022. Todos os direitos reservados.