fbpx

(34) 3291.2500 | (34) 3232.8990

Injeção de Poliuretano e de Gel Acrílico

Umas das patologias mais recorrentes na construção civil são as trincas e fissuras e, consequentemente, o surgimento das infiltrações. Essas patologias podem ser ocasionadas por problemas na execução, principalmente falhas durante a concretagem, projetos com pouca qualidade ou manutenção inadequada. Diante tal cenário, as injeções de poliuretano ou de gel acrílico são uma das técnicas mais eficazes para tratamento disponíveis no mercado hoje. As principais contribuições destes sistemas são:

Estancamento de infiltrações, mesmo aquelas com fluxo intenso de água, reduzindo desperdícios consideráveis, destinação incorreta do efluente e garantindo a integridade da estrutura;

Proteção das estruturas de concreto por meio do selamento de trincas e fissuras, impedindo agressões externas;

Solidificação da estrutura, reestabelecendo sua condição original de monoliticidade (para caso de injeções de poliuretano rígido e resinas de epóxi).

As resinas de poliuretano apresentam baixa viscosidade, possuem excelente aderência, grande durabilidade, são isentas de solvente, se polimerizam com água e também são impermeáveis. Sua forma mais comum é chamada de ‘flexível’, e é apresentada pelo sistema de “espuma” e “gel”. A espuma tem por finalidade o estacamento provisório do vazamento, enquanto o gel proporciona a estanqueidade definitiva.

Já as resinas de gel acrílico apresentam alta elasticidade e baixíssima viscosidade. Elas se polimerizam com a água e possuem o objetivo de recompor a monoliticidade da estrutura, assegurando novamente sua estanqueidade.