fbpx

(34) 3291.2500 | (34) 3232.8990

O tipo ideal de Argamassa Colante para cada situação

Ambiente de aplicação, variações de temperatura, superfície e tipo de revestimento são determinantes para a escolha da argamassa colante ACI, ACII ou ACIII

A argamassa está presente em quase todas as fases das obras, sendo um produto indispensável para uma construção de qualidade. Entretanto, com a variedade de materiais disponíveis no mercado, os diferentes tipos de argamassa podem gerar dúvidas sobre sua diversidade e tipos de usos.

A argamassa colante, por exemplo, é o produto ideal para o assentamento de revestimentos como cerâmica, porcelanato e pedras como mármores e granitos.

Mas na hora da compra, muitas pessoas ignoram os termos AC-I, AC-II e AC-III, por não entender a sua relevância. E isso pode afetar a qualidade da sua obra, causando o desplacamento das peças e trazendo a necessidade de retrabalhos e gastos adicionais. Por isso, preparamos um artigo que explica em detalhes as diferenças entre esses três termos para você não confundir qual é o ideal para a sua construção. Vamos lá!

Quais são os tipos de argamassas colantes existentes no mercado?

De forma resumida, podemos dizer que a denominação do tipo de argamassa colante é um indicativo da quantidade de aditivo presente na massa, que determina o quanto a argamassa é aderente. Ou seja, quanto maior, mais aderente essa massa será. Agora vamos olhar cada uma das massas para entender qual o nível de aderência que cada ambiente necessita.

AC I

Primeira opção na linha de argamassas colantes, ela é resistente aos esforços, à temperatura e umidade necessários em ambientes internos. Ou seja, a AC-I costuma ser utilizada no assentamento de revestimentos e pisos cerâmicos em ambientes internos.

Dependendo da indicação do produto, também se adapta com facilidade às áreas secas e molháveis, podendo ser aplicado em quartos, salas, cozinhas, banheiros, áreas de serviço e outros espaços similares. Verifique sempre os atributos na embalagem.

AC II

Com uma quantidade maior de aditivos, a argamassa AC-II oferece uma maior aderência, sendo sugerida para ambientes internos e externos, com maior umidade e/ou com a ação do vento.

Traduzindo, isso significa piscinas de água fria, paredes, pisos de área pública, pisos cerâmicos industriais e outros espaços.

AC III

Chegamos na argamassa AC-III, ou seja, a mais aderente entre os três tipos de argamassa colante.

Por isso, esse é o material indicado para ambientes como saunas, piscinas de água quente e estufas, locais com tráfego intenso e também para o assentamento de placas maiores do que 60x60cm.

Conheça a Zapi Argamassa ACIII

A argamassa Zapi ACIII é recomendada para áreas internas e externas e para o assentamento de peças cerâmicas, porcelanatos, pedras em geral, granitos, mármores e para assentamento de revestimentos em ambientes especiais, saunas, piscinas e estufas.

É uma argamassa 10 em 1, pode ser aplicada em:

– Porcelanatos e Cêramicas em Geral;
Mármores e Granitos;
Ardósia e Pedras Naturais;
Piso sobre Piso em Áreas Internas e Externas;
Cerâmicas sobre Blocos; Estruturais e Drywall;
– Cerâmicas em Piscinas e Fachadas;
– Pastilhas em Piscinas;
– Pisos e Revestimentos “HD”;
– Grandes Formatos (Norma NBR 14081/Dupla Camada);
– Uso Residencial e Comercial em Pisos e Paredes;

Quer saber mais detalhes?