fbpx

(34) 3291.2500 | (34) 3232.8990

Aplicação de membranas acrílicas e de poliuretano

Aplicação de membranas acrílicas e de poliuretano: As membranas são impermeabilizantes moldados no local a ser impermeabilizado, podendo conter ou não estruturantes. Não há uma regra sobre o que é melhor, mas sim o que é mais adequado às condições da sua obra. Importante sempre considerar todas as recomendações do fabricante para garantir a performance do produto.

As membranas possuem maior capacidade de adaptação a geometrias complexas e sua aplicação dispensa o uso equipamentos ou máquinas. Seu aspecto final é monolítico (sem emendas) e proporciona maior facilidade para manutenções ou reparos localizados.

De maneira geral, as membranas acrílicas comuns não aceitam empoçamento, necessitando de caimento mínimo de 2%, além de não poderem receber movimentação intensa em sua superfície. Precisam também de uma espessura mínima para que a aplicação seja eficiente.

Nesse segmento, existem também as membranas acrílicas de alto desempenho Icoper Multiuso®, da Icobit. O Icoper® pode ser utilizado em lajes sem caimento, suportando empoçamentos temporários após as chuvas.

As membranas de poliuretano se destacam pela sua resistência ao trânsito de pedestres. Algumas foram desenvolvidas para receber trânsito pesado em lajes de garagem e resistentes também aos raios UV. Essas membranas também não são indicadas para lajes sem caimento mínimo, ou seja, não são indicadas para lajes com empoçamentos de água.

Importantíssimo destacar ainda que as regras de aplicação destas membranas de PU são extensas e devem ser rigorosamente seguidas para seu sucesso, tais como: superfície limpa e sem umidade retira na laje.

Nota

Algumas dicas importantes para membranas acrílicas: carregar bem o rolo durante a aplicação e esticá-lo por no máximo 30cm, ajudando a manter o consumo e espessuras certas; sempre começar pelos cantos e ralos; tomar cuidado com o excesso de material aplicado, o que pode impedir a cura adequada.