fbpx

(34) 3291.2500 | (34) 3232.8990

Aplicação de mantas asfálticas

A manta asfáltica é considerada um sistema de impermeabilização formado por asfalto, elastômeros e um filme estruturante, que pode ser de poliéster, fibra de vidro, borracha, entre outros. A Aplicação de mantas asfálticas tem o mesmo objetivo para todos os casos: impermeabilizar superfícies como lajes, telhados, paredes etc. Algumas são mais fortes e duráveis, outras resistem melhor aos raios ultravioleta, por isso, antes de qualquer aplicação, é preciso entender bem as condições as quais a manta será exposta.

As principais vantagens da manta são a versatilidade de modelos, de locais de aplicações e de custo. Como pontos de atenção, destacam-se a dificuldade de movimentação dos rolos, que chegam a superar 50kg em alguns modelos, a mão de obra qualificada e os equipamentos necessários para sua aplicação, como o maçarico de alta pressão, gás GLP e, em alguns casos, caldeiras para derretimento de asfalto.

Embora pareça simples, o processo de aplicação da manta asfáltica deve ser praticamente perfeito, para evitar qualquer falha. Locais como ralos e juntas de dilatação, por exemplo, são considerados pontos críticos no qual é necessário se atentar para que não haja defeitos. Do contrário, todo o trabalho pode ser perdido.

Entre os principais tipos de mantas asfálticas estão: poliéster, aluminizada, ardosiada e anti-raiz. Outra importante informação é a diferenciação por tipos, hoje classificadas em I, II, III e IV, onde quanto maior a numeração, melhor o desempenho da manta.