(34) 3291.2500 | (34) 3232.8990

Trabalhabilidade do concreto

A trabalhabilidade do concreto fresco é uma das propriedades que mede a resistência e consistência de uma determinada massa de concreto. Veja mais neste artigo!

O concreto fresco é caracterizado como o material que foi misturado de forma recente. Dessa maneira, as propriedades do concreto fresco precisam apresentar a capacidade necessária para proporcionar uma boa moldagem.

 Para isso trabalhabilidade do concreto fresco é uma das propriedades que mede a resistência e consistência de uma determinada massa de concreto, ele precisa ter resistência, consistência e, é claro, trabalhabilidade. Sendo assim, no entanto, existem outras características importantes que merecem destaque.

Trabalhabilidade

A trabalhabilidade é uma das principais propriedades do concreto fresco. Ela tem relação direta com a quantidade de água na argamassa e na relação com o cimento. Essa é a propriedade que nos indica se o concreto é adequado ou não à peça que será moldada.

Segregação

A segregação é a propriedade que nos mostra quando há a separação dos elementos do concreto. Essa separação pode acontecer por: problemas no lançamento; excesso de vibração; relação de água e cimento inadequada; altura da peça a ser moldada; dentre outros.

Exsudação

A exsudação acontece quando há a formação de uma película de nata de cimento na superfície. Ela ocorre devido ao movimento ascendente das partículas finas com a água, fazendo com que haja uma “subida da água”. Assim, há a formação de um excesso de pasta de cimento na superfície.

Teor de ar incorporado

O ar incorporado é intencionalmente causado pelos aditivos e devem ter controle através de ensaio e inspeção visual para verificação da sua homogeneidade na pasta”. Portanto, a verificação deste item se torna muito importante em estruturas que dependem de uma menor ou maior permeabilidade do concreto.

Como é realizada sua trabalhabilidade na obra?

Para realizar uma boa trabalhabilidade do concreto fresco na obra é preciso realizar algumas verificações e controles necessários. Nesse sentido, assim que ele chega no canteiro de obras é preciso avaliar: horário da mistura informado na nota fiscal; placa do veículo que fez a entrega; especificações do concreto pedido e as informadas; lacre de segurança da bica; moldagem dos corpos de prova; ensaio de abatimento do concreto “slump test”.

Como evitar bolhas e melhorar o uso do concreto fresco?

Para evitar bolhas e melhorar o uso do concreto fresco, escolha materiais de qualidade, incluindo agregados arredondados e cimento adequado, e utilize aditivos plastificantes. Siga as proporções corretas na mistura, garantindo homogeneidade e evitando excesso de água. Minimize a queda durante o transporte e despejo para reduzir a incorporação de ar e utilize ferramentas apropriadas. Compacte o concreto com vibradores, espalhando-o uniformemente. Mantenha a umidade durante a cura e proteja o concreto de condições climáticas adversas. Use formas limpas e bem ajustadas, aplicando desmoldantes uniformemente. Inspecione regularmente e realize ensaios de consistência e resistência conforme as normas técnicas.

Uso de aditivos plastificantes ou superplastificantes

Os aditivos plastificantes aumentam a fluidez do concreto sem que a resistência seja diminuída através da redução da relação água cimento.

Manuseio dos equipamentos

Além da escolha do equipamento mais adequado, é muito importante que o responsável pela sua operação tenha experiência com seu manuseio.

Precisa de ajuda para manter sua casa protegida contra umidade, vazamento, trinca e infiltração?

Outros assuntos que podem te interessar

Depoimentos dos nossos clientes

Depoimentos dos nossos clientes “Atendimento excepcional feito pela atendente Camila!!!” Cátia Cunha Fechei um excelente negócio de materiais para reforma do piso/revestimento do meu imóvel

Leia mais »